Alguns Cuidados Com as Suas Plantas

Nós sabemos que é praticamente impossível, um ser humano na face da terra, não ter em casa um vasinho de planta, ou uma plantinha na sua área interna ou externa.

Até a pessoa com menos tempo, pode ganhar de presente, ou mimo, um vasinho de flor. Apesar ainda, da procura por cuidados com as plantinhas queridas serem mais comum por mulheres do que por homens, uma coisa é fato, as flores, folhagens, pequenos arbustos, e árvores, sempre nos trazem benefícios, purificando o ar do ambiente de forma natural e embelezando nossas casas, Cuida-las bem, é o nosso ato de gratidão para com elas.

Vou deixar aqui alguns cuidados que você pode ter com suas plantas, para tê-las sempre bonitas, viçosas, crescendo saudáveis, e embelezar seu espaço por mais tempo.

Red Kalanchoe flowers on a wooden background.

DICA 1: Se você gosta de decorar sua casa com plantas que dão flores, é importante saber, que nem todas as plantas que dão flores, gostam de ficar dentro de casa, um exemplo é a Kalamchoe, diferente do Lírio da Paz, que pode florescer mesmo em ambientes internos. Uma dica, é ter plantas com flores por um tempo dentro de casa, e quando suas flores começarem a cair, colocá-las de volta ao ar livre para completarem o seu ciclo.

DICA 2: Se você tem suculentas em casa, repare nas pontas das suas folhas. Algumas suculentas gostam de sol intenso, que pigmenta a ponta de suas folhas para um tom avermelhado, enquanto outras não toleram sol forte, pois ele acaba desidratando as folhas, murchando ou escurecendo as suas pontas. Faça um pequeno teste, de uma semana e observe como suas suculentas irão ficar ao sol.

Suculentas dentro de casa, também merecem atenção com a luminosidade e a rega. É importante para elas que tenham luz intensa, para que continuem crescendo, e ter cautela com a rega. Para não haver apodrecimento do caule, você pode verificar a umidade da terra com um palito.

DICA 3: Plantas com suas folhagens de médias a grandes e largas, e texturas brilhantes ou macias, se habituam bem em ambientes internos e até com pouca luminosidade, enquanto plantas com folhagens pequenas, de aspectos mais escuros e ásperos se habituam bem ao sol.

Mas fazer pequenos testes, observando a planta, também é uma boa idéia, porque a saúde da suas plantas não depende somente do tipo de iluminação, mas também da qualidade do solo, do tipo de vaso em que está, e até mesmo da qualidade do ar do ambiente, já que nos dias atuais a poluição do ar, é constante, seja por meio de fumaça de chaminés, carburadores e até mesmo agrotóxicos.

Eu desejo que estas dicas possam te ajudar, e deixar suas plantinhas e seu lar mais bonito .